Filas, sol e longa espera. Este é o cenário enfrentado pelas mais de 100 pessoas que buscaram atendimento na manhã desta terça-feira (20) no PAM de Neves, São Gonçalo. Inaugurado em julho de 2023 com a promessa de aumentar a capacidade de reduzir as filas, o novo Posto de Atendimento Médico recebeu reclamações pela demora em que convoca pessoas para serem atendidas.
Veja vídeo:
Uma delas é Maria Alice, de 58 anos, moradora do Barro Vermelho. A artesã era uma das mais de 30 pessoas que aguardavam atendimento para oftalmologista.
“Moro no Barro Vermelho e fui encaminhada para o PAM de Neves. Havia perdido a esperança em ser chamada, pois pensei que nem mais seria chamada, já que dei entrada em julho do ano passado”, contou.
Outro que foi remanejado e esperou meses para ser atendido é Elielton de Souza de Oliveira. Para o garçom, morador do Boa Vista, que chegou à unidade às 5h, ter uma unidade de saúde próximo de casa não é muita vantagem.
“Moro em um bairro que foi inaugurado uma USF. No entanto, as especialidades lá são específicas. Por exemplo, tenho um primo que aguarda fisioterapia desde setembro e nunca é chamado. Enquanto isto as duas hérnias lombares dele vão só aumentando. Saí do Boa Vista para vir ser atendido aqui pelo oftalmologista”, reclamou.
Procurada para comentar a demora para atendimento médico, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo não se manifestou.
Foto e vídeo: Eco Notícias RJ