Espaço será brevemente climatizado e ambulantes terão incentivos financeiros para investir nos negócios locais
Uma tarde inesquecível na vida de muitas pessoas. É assim que podemos classificar a inauguração do Centro de Comércio Popular (Cecop) nesta segunda-feira (19), cujo o objetivo da Prefeitura de Maricá é dar exclusividade para ambulantes num espaço que será climatizado e que contará com incentivos financeiros.
Antes, os trabalhadores informais vendiam produtos na Rua Ribeiro de Almeida (rua dos bancos) e no shopping a céu aberto. Agora, o novo espaço possui cobertura, banheiros e ventiladores.
Fabiano Horta, prefeito de Maricá pelo Partido dos Trabalhadores, além do processo de climatização já iniciado no local, deu uma boa notícia: a abertura de uma linha de crédito especial aos trabalhadores do Cecop.
“Esse espaço oferece dignidade a centenas de pessoas que trabalhavam ao sol, na chuva, ao relento, mas que agora contam com esse ambiente absolutamente acolhedor, funcional, com acesso a banheiros e toda uma estrutura organizada. Assim, a gente vai ter um fluxo de pessoas fazendo movimentar essa economia da cidade. Com esse grande fomento, a nova linha de crédito vai ajudar ainda mais a dinamizar o capital de giro para esses empreendedores e empreendedoras, fazendo com que eles possam renovar os seus estoques, comprar mais mercadorias e se organizar”, contou e em pronunciamento anunciou que será construída a Casa do Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), que vai ficar ao lado do Cecop, no qual serão beneficiados trabalhadores informais dos bairros de Inoã e Itaipuaçu.
O espaço fica localizado na Rua Juvenal José Bitencourt, n° 37, onde comerciantes vão ocupar os 114 boxes com venda de comidas, bebidas, souvenires, artesanatos, peças de arte, vestuário, calçados, acessórios e bijuterias, entre outros.
Os comerciantes foram selecionados levando-se em conta critérios específicos, passando por cadastro, comprovação de documentos e a triagem de microempreendedores que já trabalham no Centro, na Rua Ribeiro de Almeida e na Avenida Roberto Silveira, entre outros pontos.
Foto: divulgação/ Prefeitura de Maricá