No primeiro desfile realizado na Marquês de Sapucaí, palco das principais escolas de samba do Rio e que completou 40 anos neste Carnaval, a União de Maricá obteve um honroso 4º lugar. Com 269,5 pontos, a escola que foi fundada em 2015, ficou a apenas meio ponto da campeã Unidos de Padre Miguel e atrás somente de escolas de tradição como Império Serrano (vice-campeã) e Estácio de Sá (3º lugar).
A surpreendente colocação garantiu a permanência na Série Ouro do Carnaval carioca e, com isso, mais um desfile no Sambódromo em 2025.A quadra da escola, às margens do quilômetro 28,5 da Rodovia RJ-106, ficou cheia de torcedores que acompanharam a apuração pelo telão montado na área externa.
Cada nota 10 anunciada para a União de Maricá era saudada aos gritos pelo público. Dos nove quesitos apurados, a escola chegou à nota máxima dos quatro julgadores em Fantasias, Comissão de Frente, Alegorias e Adereços e Harmonia.
Como o regulamento descartava a pior nota conferida (nenhuma menor que 9,9), o quesito Bateria também ficou com 10 no geral. Foi o bastante para os ritmistas comemorarem efusivamente e começarem a batucada na quadra, que seguiu até o fim da apuração.No final, o público comemorou bastante a posição obtida pela escola.
Sobre a União de Maricá
Fundada em 26 de maio de 2015, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S) União de Maricá nasceu com o propósito de recuperar, reestruturar e fortalecer a arte e cultura do carnaval da cidade de Maricá, outrora muito ativo, chegando a ter por volta de 20 agremiações nos seus desfiles.
Além disso, passou a ser a representatividade do carnaval maricaense nos palcos carnavalescos da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo maior de conseguir a sua apoteose no sambódromo da Marquês de Sapucaí.No ano de 2016 estreou no carnaval do Rio de janeiro, pelo grupo de acesso C (atual série bronze), considerado a 4ª divisão dos desfiles cariocas, no palco Carnaval do Povo, na Estrada Intendente Magalhães, já conquistando um honroso 4º lugar, efetivando a permanência no grupo até o carnaval de 2018, onde foi sagrada campeã campeões tendo, então, o direito de migrar ao grupo B (atual Série Prata), último degrau ao sonhado acesso à Sapucaí.
Em 2023, após grandes apresentações nos anos anteriores, conquistou o vice-campeonato geral da Série Prata, conseguindo o direito a desfilar na Série Ouro do Carnaval 2024, na Marquês de Sapucaí. Ao todo, 32 escolas de samba lutavam por três vagas e a União de Maricá foi campeã com 269,9 pontos; a Sereno de Campo Grande também com 269,9 pontos; e a União do Parque Acari foi a terceira escola campeã ao garantir média entre as segundas colocadas nos desfiles com 269,7 pontos.
Foto: divulgação da Prefeitura de Maricá