A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, promoverá na quarta-feira (28/02) e quinta-feira (29/02), a partir das 18h, a cerimônia de entrega de duas mil bolsas para diversas graduações e 70 especialmente para o curso de Medicina aos contemplados pelo Programa Passaporte Universitário. A solenidade acontece no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.
No mesmo local, na sexta-feira (1º de março) haverá a entrega de mil bolsas integrais para os contemplados pelo Programa Passaporte Técnico, um desdobramento do Passaporte Universitário. Dentre os cursos ofertados pelo programa estão eletrotécnica, enfermagem, guia de turismo, informática, radiologia, segurança do trabalho, entre outros.
“É com imensa alegria e satisfação que vamos realizar mais essa cerimônia para entregar em mãos os certificados dos novos alunos para que mergulhem no campo do aprendizado e que, ao fim do ciclo, possam prestar os serviços na cidade em que residem”, afirmou a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa.
Passaporte Universitário
O Passaporte é um programa de concessão gratuita de bolsas de estudos e qualificação para as modalidades de cursos livres, de extensão, técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Até o momento, 8.499 bolsas de graduação e pós-graduação foram distribuídas desde o ano de 2019, quando teve início o Programa Passaporte Universitário.
Na lista de cursos de pós-graduação estão: engenharia, gestão estratégica de negócios, administração hospitalar, entre outras especializações. Em contrapartida, as universidades credenciadas se comprometem a criar, em até cinco anos, unidades de ensino universitário na cidade. Já dentre os cursos de graduação ofertados pelo programa na Universidade Estácio de Sá, UniLaSalle, Universidade Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estão Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Fisioterapia, entre outros.
Passaporte Técnico
Criado pela Lei 3.260/2022, o Passaporte Técnico tem como objetivo investir no fornecimento de mão de obra qualificada e na educação profissionalizante, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento sustentável da cidade e na capacitação de seus moradores. Os cursos são oferecidos no Centro de Educação Profissional de Maricá (CEPM), Instituto Técnico em Enfermagem e Saúde (Itens) e Instituto de Ensino Técnico Itaipuaçu (Aeteci).
O programa recebeu inscrições divididas em duas categorias: concomitante (para estudantes que estiverem cursando o Ensino Médio em Maricá) totalizando 600 bolsas, e subsequente (destinada a alunos que já concluíram o Ensino Médio em 2023 sem dependência) com um total de 400 bolsas. Em ambos os casos foram necessários comprovar residência em Maricá há, no mínimo, três anos, ou seja, de 2020 a 2023. Não foi exigida a comprovação de renda, mas o candidato possuir o CadÚnico foi um dos critérios de desempate do programa, tendo em vista que o Passaporte Técnico é voltado para pessoas de baixa renda.