O Espaço Solidário, localizado no Centro de Maricá, recebeu mais uma edição da Mostra Solidária nesta sexta-feira (13/12) um painel “Histórias inspiradoras da economia solidária” com artesãs locais, a oficina de forró, com Elaine Rosas, da Secretaria de Cultura. Além da apresentação musical com Baião do Biguá. A programação, que acontece até sábado (14/12), sempre das 17h às 21h, reúne palestras voltadas para o empreendedorismo, oficinas, apresentações musicais e artísticas, além da venda de artesanato de empreendedores maricaenses.
O evento é organizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Banco Mumbuca, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e pelas secretarias de Economia Solidária, Promoção e Projetos Especiais, e Cultura. Participam também desta edição seis coletivos que atualmente compõem o núcleo de articulação de feiras de Maricá, a ArteMar: Feira Maricá Mostra Cultura; Feira Livre Solidária (Felis); Feira da Colmeia; Feira Natureza, Arte e Cultura; Feiarte; e Feira da Agricultura Familiar.
Para a feirante e artesã Mônica França, de 54 anos, a arte é uma expressão do sentimento, daquilo que tem de melhor dentro da gente. “Toda vez que eu termino uma peça, eu fico muito orgulhosa. E mais orgulhosa é o que se desperta nas pessoas, porque não tem uma pessoa que não chega em minha barraca e não sorria. Então, ela vai levar com ela esse sentimento. Aqui é uma forma de completar a minha renda”, disse a dona da marca Artes França.
“Crochê sempre foi algo que eu adorava fazer, mas não vendia. Quando eu comecei a fazer amigurumis e os meus amigos começaram a me pedir pra fazer, eu fui descobrindo o novo mundo, fui descobrindo as feiras de artesanato, a gente cria laços, conhece pessoas. Eu me divirto nas feiras, eu adoro vir pra cá e ainda faço uma renda extra”, falou Alice Oliveira, dona da marca Pontinhos de Amor – Amigurumis.
Neste sábado (14/12), acontece o aulão de dança de salão, com Léo Félix, da Secretaria de Cultura (18h), a palestra sobre Economia das Pessoas e das Famílias, com o palestrante Diego Zeidan (19h) e a apresentação musical com Lavínia (20h).
Espaço Solidário
O Espaço Solidário de Maricá é um local pensado pela Codemar como parte de seu trabalho ativo na organização e apoio ao desenvolvimento de empreendimentos solidários.
Desde sua inauguração no mês de outubro deste ano, estão sendo pensadas e organizadas estratégias para dar continuidade ao trabalho com os empreendimentos a partir dos seguintes eixos: fomento ao cooperativismo, formações, oficinas, rodas de conversa, palestras, exposições, artesanato, cultura, gastronomia e comercialização em rede.
Serviço:
Mostra Solidária
Data: 14/12 (sábado)
Horário: 17h às 21h
Local: Espaço Solidário de Maricá, na Rua Barão de Inoã s/n, Centro, (terreno ao lado da praça de alimentação, em frente ao Escola Municipal Carlos Magno Legentil De Mattos)