O médico pediatra e alergologista era muito querido da população gonçalense tendo atuado por mais de 40 anos em São Gonçalo. Leônidas sofreu um infarto agudo do miocárdio durante o plantão no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior em Itaboraí, no último sábado e veio a falecer na noite de domingo na mesma unidade hospitalar.
Recentemente enfrentou problemas com o atual chefe do executivo gonçalense a quem acusou de o estar expulsando do consultório em que trabalhou por décadas. A retirada de Leônidas foi feita, de acordo com a prefeitura para que o poder público municipal pudesse ampliar o Hospital da Retaguarda, que funciona na antiga clínica Menino Deus, no Centro de São Gonçalo. Leônidas acusou o prefeito de ingratidão ao ter que deixar seu consultório mesmo o tendo apoiado nas eleições de 2020 quando Capitão Nelson foi eleito prefeito e também ter apoiado o filho do prefeito Douglas Ruas a deputado estadual.
Uma petição pública chegou a ser criada em 16 de junho de 2023, em busca de assinaturas com a chamada “Proibir que a Prefeitura de São Gonçalo expulse dr.Leônidas”, apenas 223 assinaturas foram registradas.
Nas redes sociais, diversos pacientes declararam luto e tristeza pela morte do profissional.