No fim de semana, agentes da Guarda Ambiental realizaram o cercamento e a sinalização de ninhos de corujas buraqueiras localizados nas restingas das praias da Barrinha e Vilatur, em Saquarema. O objetivo é proteger as aves que estão se preparando para a reprodução, que ocorre entre março e abril.
O serviço de cercamento se dá ao grande fluxo de pessoas nessas áreas, principalmente nesta época do ano, quando ocorre um aumento significativo de banhistas frequentando as praias da cidade.
A espécie
A coruja buraqueira (Athene cunicularia) faz ninho em buracos, costuma cavar túneis e forrar o fundo com capim. Enquanto a fêmea bota os ovos, o macho providencia a alimentação e a proteção para os futuros filhotes. Os cuidados da cria, enquanto ainda está no ninho, é tarefa do macho.
A Guarda Ambiental de Saquarema informa que os locais alvo das ações são Área de Preservação Permanente (APP) e que perseguir espécimes da fauna silvestre constitui infração ambiental. Para mais informações e denúncias, entrar em contato com a Guarda, por meio do telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.