As obras do Parque Tecnológico de Maricá estão a todo vapor e a expectativa é que a primeira parte do projeto seja entregue em junho de 2025. Por isso, nesta sexta-feira (27), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) se reuniram para a assinatura do termo de cooperação técnica que fez a cessão do uso do Parque Tecnológico para o ICTIM.
Estiveram presentes no encontro, que aconteceu na sede da Codemar, o presidente da companhia, Hamilton Lacerda, o diretor de Inovação e Tecnologia, Pedro Mota Di Filippo, a diretora de Planejamento da companhia, Margareth Raquel, o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Claudio Gimenez, o diretor de Infraestrutura, Laércio Rocha, a diretora de Controle Interno, Adriana Gonçalves, e outros representantes do Instituto.
“Toda a responsabilidade de modelar e de pensar o Parque Tecnológico de Maricá estava sob a responsabilidade da Codemar. Neste momento, nós repassamos essas ações totalmente para o ICTIM, que vai fazer essa coordenação, aplicar a metodologia e buscar os caminhos para fazer a gestão mais moderna possível do local. A Codemar ainda vai continuar promovendo a construção e a entrega de toda a infraestrutura do projeto”, explicou o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.
O presidente do ICTIM reforçou que essa parceria tem o objetivo de, cada vez mais, oferecer serviços de qualidade aos moradores de Maricá.
“Consolidamos essa parceria hoje, realmente é um momento muito importante para o município. Conseguiremos realizar e executar um conjunto de projetos que são fundamentais à estruturação e ao crescimento de Maricá”, finalizou Cláudio.
Parque Tecnológico
Segundo o diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo, vão ser entregues, em 2025, o primeiro prédio e toda a parte de estrutura de arruamento, uma usina fotovoltaica e o tratamento de esgoto.
“Hoje foi um momento importante, onde firmamos a parceria para o Parque Tecnológico. Nós estamos já há alguns anos construindo essa lógica e entendemos que era hora de firmar essa parceria, para que o ICTIM possa, a partir de agora, construir toda essa estratégia de como o local será ocupado pelas empresas”, afirmou Pedro.
Sintonia
Na reunião, as duas equipes também conversaram sobre novas parcerias em outros projetos. O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, lembrou que nesse período de transição e no governo Washington Quaquá, a Codemar e o ICTIM vão trabalhar cada vez mais em sintonia.
“Além do Parque Tecnológico, existem muitas outras atividades desenvolvidas pela Codemar e pelo ICTIM. A partir de agora, vai haver uma interação e comunicação muito maiores. Temos muito a fazer na área de Tecnologia da Informação, de fármacos, de cosméticos, de alimentos, vamos trabalhar juntos para fazer a assessoria para outras secretarias, outras empresas públicas aqui da cidade, mas também vai pensar e ajudar a construir um futuro cada vez mais rápido e promissor para a cidade”, adiantou Hamilton.