Mato alto, entulho, e falta de pintura nas paredes descascadas. Este foi o cenário encontrado por alunos e professores ao chegarem ao Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Centro de São Gonçalo para o inicio do ano letivo.
Somente após matéria na imprensa com vídeo denunciando o descaso, funcionários da prefeitura estiveram na manhã desta quarta-feira (21) realizando serviço de roçagem e capina no pátio da unidade escolar 15 dias depois do início do ano letivo. A escola é considerada uma das mais importantes da rede municipal.
Vejo o vídeo da frente da escola:
O serviço de manutenção e preservação do pátio da escola deveria ser regular, para evitar que o mato alto ajude na proliferação da dengue. O estado do Rio de Janeiro enfrenta surto que é considerado como o maior na história.
Rogério de Barros Santarém, de 47 anos, pai de um estudante, falou sobre o estado de abandono que se encontrava a escola. Para o chaveiro, o fato de realizar a limpeza do pátio duas semanas após o início do ano letivo demonstra como a Educação no município é tratada.
“É um absurdo que a Secretaria de Educação deixe a escola chegar nesta situação. Por que a Prefeitura de São Gonçalo não enviou esta equipe que está aqui hoje, há duas semanas, quando foi o início do ano letivo?”, questionou Rogério.
Procuramos a Secretaria de Educação de São Gonçalo para se pronunciar sobre o motivo da escola fazer manutenção somente após início das aulas. Até o momento, não obtivemos resposta.
Foto e vídeo: Eco Notícias RJ