Hoje é Dia Mundial de Conscientização do Autismo e as alunas do projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer da cidade, participaram de uma aula especial. Elas fazem parte da turma de balé no bairro Parada São Jorge, núcleo Sacramento, e por lá, a temática foi além de ensinar passos e coreografias, pois as pequenas participaram de um bate-papo com a professora Flaviana Souza sobre o autismo, de uma maneira que pudessem compreender – com empatia e respeito, sobre o tema.
A aula foi planejada para destacar a importância de reconhecer e valorizar as diferenças individuais. O ponto alto da aula foi uma atividade envolvente onde cada criança recebeu um coração de papel. O desafio era escrever nele uma característica de um amigo/familiar autista que conhecem. As respostas foram tocantes e reveladoras, com palavras como “carinhoso” e “inteligente” dominando os corações de papel. Essa atividade não apenas permitiu que as crianças expressassem seus sentimentos, mas também serviu como uma poderosa ferramenta de aprendizado, ensinando-lhes a ver além das deficiências e valorizar cada indivíduo por suas qualidades únicas.
A professora responsável pela aula, ao refletir sobre a importância da atividade, destacou: “Queremos que nossas alunas cresçam não apenas como bailarinas, mas como pessoas que respeitam e valorizam a diversidade em todas as suas formas. Esta aula sobre o autismo é um passo em direção a esse objetivo, ajudando-os a entender e abraçar as diferenças”, disse Flaviana.