Areninha Cultural Renato Russo, localizada na Ilha do Governador, foi palco de um evento marcante que celebrou a apresentação pública do Comitê de Cultura do Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu no último dia 23, reuniu diversas manifestações culturais.
A tarde foi repleta de atividades que encantaram o público presente. Duas apresentações de orquestras formadas por crianças foram um dos pontos altos do evento, demonstrando o talento e a dedicação dos jovens músicos. As canções emocionaram a plateia e destacaram a importância do investimento em programas culturais voltados para a juventude.
Além da música, o evento contou com apresentações de dança e teatral, sempre com um toque de originalidade e criatividade. Aliás, as performances de dança também foram um espetáculo à parte, com coreografias que iam do tradicional ao contemporâneo, mostrando a diversidade cultural presente no Rio de Janeiro.
Ao longo do evento, o público pôde visitar exposições de empreendedores que ofereciam uma variedade de produtos artesanais, comidas típicas e obras de arte. Durante o evento, tivemos duas oficinas. Entre elas, a Fotografia light painting, que foi uma oportunidade para o público vivenciar um ambiente criativo e interativo, onde pode aprender técnicas fascinantes para pintar com luz e capturar imagens deslumbrantes e surreais. Já a outra oficina foi por meio da realidade virtual, onde proporcionamos aos participantes a chance de serem “transportados” para os corredores dos museus mais emblemáticos do mundo, sem sair do local. Eles puderam explorar obras-primas da arte clássica e contemporânea, enquanto caminhavam pelas galerias com seus óculos de realidade virtual.
Eduardo Nascimento, representando o Ministério da Cultura, destacou a importância do Comitê de Cultura do Rio de Janeiro na promoção e no desenvolvimento das artes e das expressões culturais locais. Em seu discurso, ele enfatizou a missão do comitê de apoiar os fazedores de cultura em todas as regiões do estado, proporcionando recursos e oportunidades para que todos possam expressar seu talento e criatividade.
“O Comitê de Cultura do Rio de Janeiro é um sonho do presidente Lula! É a cereja do bolo, pois teremos a sociedade civil fazendo formação, mobilização e comunicação na ponta”, destacou Eduardo Nascimento, que atua no escritório do Ministério no Rio.
O evento na Areninha Cultural Renato Russo foi um verdadeiro sucesso, refletindo a vibrante cena cultural do Rio de Janeiro e a importância de iniciativas que promovam e incentivem a cultura em todas as suas formas.
“Com a criação do Comitê de Cultura, espera-se que cada vez mais talentos sejam descobertos e valorizados, contribuindo para um futuro culturalmente rico e diversificado”, destacou Elis Regina, presidente do Instituto Usina Social, OSC-Mãe do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do estado do Rio.
Participaram do evento às três organizações que também atuam na gestão do Comitê em outras 3 regiões do Estado, que são o Instituto Caminhos da Roça, Ciemh2 e PIM.