A Prefeitura de Maricá concluiu na quinta-feira (31/10) os cursos do terceiro ciclo da Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Ao todo, 246 formandos dos eixos cinema (136), carnaval (94) e games (16) receberam os documentos de conclusão em cerimônia realizada casa de festas Diamond, em Ponta Grossa, com as famílias dos alunos. Nos três ciclos, a Incubadora formou 676 moradores da cidade.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS). Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, afirmou que a qualificação da mão de obra local vai abrir oportunidades para estes jovens na indústria do cinema, de desenvolvedores e do Carnaval.
“A formação da população de Maricá nos permite a estruturação de uma base para dar sustentação aos investidores e aos projetos realizados pelo município, como a produção de filmes e documentários, por exemplo”, destaca Gimenez.
Morador de São José, Caio Vinicius Vaz, de 19 anos, fez o curso de games e aproveitou a oportunidade para garantir uma qualificação na área. “Aprendi a programar e gostei muito do curso”, disse Caio. “Achei muito bom o curso de fotografia. Gostei de tirar fotos, mostrar paisagem, animais e cotidiano”, acrescentou Eliane da Silva Souza, de 27 anos.
Eliane Mourão, de 57 anos, mora em Jacaroá e ressaltou que essa qualificação é importante pela valorização do profissional. “Esse foi mais um curso de fotografia que fiz. Já trabalho na área e é importante se informar, atualizar para oferecer um melhor serviço”, afirmou.