Aos 9 anos, Ágata Rodrigues, levou o nome de São Gonçalo para o Campeonato Mundial de Capoeira. A jovem e talentosa aluna do projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer da cidade, moradora do bairro Monjolos, realizou um de seus maiores sonhos: participar do Campeonato Mundial de Capoeira.
A competição aconteceu em Brasília, reunindo atletas da modalidade de diferentes estados do Brasil e países. Ela conquistou o 8º lugar, sendo esse o quarto campeonato que a jovem participa. Ela já colocou como meta em sua vida, viajar para 40 países ao se tornar mestra de capoeira.
Para Ágata, a capoeira é o espaço onde ela pode expressar sua energia, aprender sobre disciplina e se conectar com uma cultura rica e inspiradora.
“Fico radiante ao receber uma notícia dessa. Saber que estamos proporcionando essas experiências e esses sonhos para nossas crianças, é algo muito especial. Nos renova e revigora a continuar trabalhando para proporcionar ainda mais para os gonçalenses”, destaca a presidente da Faelsg, Lucilene Pereira dos Santos.
O esporte, como na vida de Ágata, pode abrir portas, criar oportunidades e transformar sonhos em realidade. O campeonato mundial de capoeira é apenas o começo de uma trajetória brilhante para essa jovem atleta, que já se tornou um exemplo para outras crianças do projeto. E o mais importante: Ágata nos mostra que, com dedicação, apoio e coragem, todo sonho pode ser alcançado.
O Projeto São Gonçalo em Movimento oferece aulas de diversas modalidades esportivas para crianças e jovens da comunidade, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento físico e emocional, além de criar oportunidades para que os participantes realizem seus sonhos através do esporte.