Os profissionais da educação pública do município de Itaboraí realizaram um ato na tarde desta terça-feira (27), no Centro de Itaboraí. Na pauta, exigiu-se que o prefeito Marcelo Delaroli (PL) cumpra o pagamento do piso nacional do magistério, realize concurso público, e conceda condições dignas de trabalho para os servidores. Como bem definiu Júlio César de Jesus Santos, de 51 anos, coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-Itaboraí).
“Estamos entrando no quarto e último ano de governo Marcelo Delaroli e a transformação prometida na Educação não aconteceu no município de Itaboraí. Os profissionais da Educação recebem um dos piores salários do estado do Rio de Janeiro e essa situação se aprofundou no governo Marcelo Delaroli. A rede pública municipal de ensino fundamental não tem concurso público há mais de 12 anos. As escolas estão sem professores e com turmas lotadas para quem está atuando em unidade escolar”, contou Júlio.
Uma das queixas do coordenador do Sepe é, também, a realização de concurso público no município. Para ele, a atual gestão vem adiando a realização do certame.
“O governo Marcelo Delaroli vem protelando a realização de concurso público na rede pública municipal de Itaboraí, pois é mais em conta manter contratos recebendo abaixo do piso nacional do magistério em um sistema de exploração física e mental desses trabalhadores. A rede possuí unidades escolares precisando de reformas, pois há vários problemas estruturais e de conservação. A Prefeitura de Itaboraí resolveu promover uma “reforma” em algumas unidades escolares em pleno ano letivo, atrapalhando o processo de ensino aprendizagem”, queixou-se.
As recentes obras realizadas pela Prefeitura de Itaboraí em centros históricos também foram alvo de críticas.
“A preocupação é distribuir asfalto nas ruas principais do município de Itaboraí e eventos pirotécnicos eleitoreiros para postarem nas redes sociais. Os filhos da classe trabalhadora ficam sem aulas e com o seu futuro comprometido, pois o prefeito Marcelo Delaroli só aceita elogios para a sua gestão da cidade de Itaboraí”, finalizou.
Procurada para comentar a realização do ato, a Prefeitura de Itaboraí não se manifestou.
Foto: divulgação do Sepe