A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, promoveu nesta quarta-feira (31/01) o Procon Mirim na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A iniciativa contou com diversas atividades voltadas para as crianças, como: Jogo do Consumidor, teatrinho, pintura e dança.
O projeto visa ensinar as crianças sobre educação financeira, consumo consciente, direito do trabalhador, entre outras coisas. Também é ensinado sobre a maneira adequada de consumir os alimentos, além de como fazer quando encontrar produtos sendo comercializados de maneira incorreta.
A coordenadora pedagógica do Procon Mirim, Jessica Navega explicou a importância desses ensinamentos para o público infantil e destacou onde eles podem utilizar.
“Ensinar as crianças desde cedo faz com que elas aprendam seus direitos como consumidores, entendam como funciona a educação financeira e identifiquem alimentos que não podem ser consumidos. Aqui utilizamos o exemplo das formigas no açúcar e as crianças compreenderam os problemas que podem ser causados”, contou a coordenadora.
Rebeca Porto, de 10 anos, foi uma das participantes do projeto.
“Gostei dos jogos e da dança. Eu entendi que se os alimentos estiverem com bichinhos, tem que jogar no lixo. Agora vou no mercado com minha mãe e vou olhar se os produtos estão na validade e não estão com bichinhos”, disse Rebeca.